Na passada sexta-feira, 15 de março, graças ao convite da Casa Ásia, tivemos a sorte de apresentar internacionalmente o trabalho "Estudos Asiáticos em Espanha: Análise da Evolução e Perspectivas", no âmbito das Conferências Primavera 2024-China do Centro Científico e Cultural. Especificamente na Mesa Redonda: Cooperação Península Ibérica-Ásia.
Apresentação “Estudos Asiáticos em Espanha”. Conferências de Primavera. CCC Macau. Lisboa (em espanhol).
Sobre a Obra:
"Estudos Asiáticos na Espanha: Análise da Evolução e Perspectivas" Os Estudos Asiáticos em Espanha são uma construção recente; podemos datar o seu início em meados dos anos setenta, sob a influência do esplendor industrial do Japão e do impulso da Reforma e Abertura da China. A sua consolidação através de diplomas oficiais só ocorreu no início do século XXI. Após vinte anos desses passos iniciais, a Casa Ásia viu a necessidade de fazer uma revisão, um mapeamento, dos títulos asiáticos em vigor. Este trabalho foi confiado, por acordo, ao Grupo Consolidado de Pesquisa sobre Relações Espanha-China da URJC. O plano de trabalho não se limitou a uma simples catalogação do que existia, mas pretendeu rever a dinâmica histórica dos cursos, o tipo de corpo discente, as propinas universitárias, os níveis de empregabilidade, a distribuição geográfica dos cursos, etc. para podermos entender quais eram as reais características dos nossos Estudos Asiáticos e a partir daí, poder propor ações de melhoria. Na Conferência, o Diretor do trabalho, Raúl Ramírez Ruiz, oferecerá uma visão geral do “Guia de Estudos Asiáticos” respondendo a três questões fundamentais deste trabalho: Por quê? O que? e para que?
SOBRE O ORADOR
Raúl Ramírez Ruiz Professor Catedrático da Universidade Rey Juan Carlos (Madrid) e Diretor do Grupo Consolidado de Investigação sobre as Relações Espanha-China da URJC. Foi Investigador do Congresso dos Deputados (2000-2001); Professor visitante bolseiro da fundação de investigação “José Castillejo” do Centro de Estudos Chineses no Estrangeiro da East China Normal University (ECNU) em 2012; Professor visitante do “Programa Compreender a China da Nova Sinologia” 2015; Membro da Associação Confucionista Internacional. Foi convidado para dar palestras sobre a história chinesa e as relações entre a China e Espanha em várias universidades chinesas. As suas linhas de investigação incluem história da Ásia, história da China, relações Espanha-China no período Qing final e relações União Europeia-China. Além disso, nos últimos anos tem também trabalhado em Estudos Chineses e Asiáticos em Espanha, destacando a direção e primeira autoria de Estudos Asiáticos em Espanha (2023). Entre as suas obras de natureza sinológica, destacam-se as monografias da China. História, pensamento, arte e cultura (2011) e História da China contemporânea. Das Guerras do Ópio aos dias de hoje (2018) e vários artigos publicados em espanhol e inglês. Francês e Chinês, em: Espanha, Estados Unidos, Costa Rica, Bélgica, México e China.
No hay comentarios:
Publicar un comentario