Renovatio Historia


Renovatio Historia es una página que pretende difundir la historia desde una perspectiva novedosa, renovadora, que acerque el conocimiento de la historia a cualquier persona rompiendo con el viejo lenguaje sin que por ello se pierda el carácter verídico y profesional que el conocimiento histórico requiere y necesita.



Para ello se presentan los temas a través de los nuevos medios audiovisuales y se apoya y difunde la investigación más puntera en el campo historiográfico.



Power Point, youtube y el cine comercial son armas de la docencia.



La Norma Hipotética, las Bases de Datos, la criminalidad y las matématicas son armas de la investigación histórica más seria y puntera pero no por ello encorsetada y arcaizante.



Raúl Ramírez Ruiz

Universidad Rey Juan Carlos (Madrid)

"La historia es la clave. Su olvido la causa". R3.
"我希望可以通过我的研究能够让广大西语读者走近中国". R3


martes, 10 de diciembre de 2024

Apresentação “Estudos Asiáticos em Espanha”. Conferências de Primavera. CCC Macau. Lisboa.

Na passada sexta-feira, 15 de março, graças ao convite da Casa Ásia, tivemos a sorte de apresentar internacionalmente o trabalho "Estudos Asiáticos em Espanha: Análise da Evolução e Perspectivas", no âmbito das Conferências Primavera 2024-China do Centro Científico e Cultural. Especificamente na Mesa Redonda: Cooperação Península Ibérica-Ásia. 


Apresentação “Estudos Asiáticos em Espanha”. Conferências de Primavera. CCC Macau. Lisboa (em espanhol).


Sobre a Obra: 

"Estudos Asiáticos na Espanha: Análise da Evolução e Perspectivas" Os Estudos Asiáticos em Espanha são uma construção recente; podemos datar o seu início em meados dos anos setenta, sob a influência do esplendor industrial do Japão e do impulso da Reforma e Abertura da China. A sua consolidação através de diplomas oficiais só ocorreu no início do século XXI. Após vinte anos desses passos iniciais, a Casa Ásia viu a necessidade de fazer uma revisão, um mapeamento, dos títulos asiáticos em vigor. Este trabalho foi confiado, por acordo, ao Grupo Consolidado de Pesquisa sobre Relações Espanha-China da URJC. O plano de trabalho não se limitou a uma simples catalogação do que existia, mas pretendeu rever a dinâmica histórica dos cursos, o tipo de corpo discente, as propinas universitárias, os níveis de empregabilidade, a distribuição geográfica dos cursos, etc. para podermos entender quais eram as reais características dos nossos Estudos Asiáticos e a partir daí, poder propor ações de melhoria. Na Conferência, o Diretor do trabalho, Raúl Ramírez Ruiz, oferecerá uma visão geral do “Guia de Estudos Asiáticos” respondendo a três questões fundamentais deste trabalho: Por quê? O que? e para que? 





SOBRE O ORADOR

Raúl Ramírez Ruiz Professor Catedrático da Universidade Rey Juan Carlos (Madrid) e Diretor do Grupo Consolidado de Investigação sobre as Relações Espanha-China da URJC. Foi Investigador do Congresso dos Deputados (2000-2001); Professor visitante bolseiro da fundação de investigação “José Castillejo” do Centro de Estudos Chineses no Estrangeiro da East China Normal University (ECNU) em 2012; Professor visitante do “Programa Compreender a China da Nova Sinologia” 2015; Membro da Associação Confucionista Internacional. Foi convidado para dar palestras sobre a história chinesa e as relações entre a China e Espanha em várias universidades chinesas. As suas linhas de investigação incluem história da Ásia, história da China, relações Espanha-China no período Qing final e relações União Europeia-China. Além disso, nos últimos anos tem também trabalhado em Estudos Chineses e Asiáticos em Espanha, destacando a direção e primeira autoria de Estudos Asiáticos em Espanha (2023). Entre as suas obras de natureza sinológica, destacam-se as monografias da China. História, pensamento, arte e cultura (2011) e História da China contemporânea. Das Guerras do Ópio aos dias de hoje (2018) e vários artigos publicados em espanhol e inglês. Francês e Chinês, em: Espanha, Estados Unidos, Costa Rica, Bélgica, México e China.


No hay comentarios:

Publicar un comentario